quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

... ceia quente

Uma noite com os sem abrigo, pelas ruas de Aveiro

A noite estava gelada. Eram 21:30h quando carregamos a carrinha, das Florinhas do Vouga, de leite e água quente, para chá ou café, à escolha de quem tem a coragem de enfrentar a sua condição.
Éramos 4 mulheres. Fomos até à estação de comboios, mas ninguém nos esperava. Passámos ao lado do Fórum, encontrámos em mendigo estendido no chão, um olho meio aberto e o outro meio cerrado. Veio a ambulância e seguimos viagem até ao Rossio. Aí começou a "ceia quente”.
Estacionámos junto às senhoras profissionais do sexo. Esperámos um pouco, e de repente apareceram: um jovem, um senhor e uma senhora… Cada um contou a sua história! Ninguém perguntou nada sobre quem é na realidade, pois somos todos quase anónimos
Sai um cafezinho com leite e uns bolinhos para o primeiro; para o seguinte; e, para a senhora também! Uma conversa aqui outra ali…e o tempo passa! Os olhares não se cruzam entre si, cada um sabe do seu mundo.
Ainda houve os que ficaram a ver de longe o que se passava ali, mas a distância manteve-se! Talvez amanhã se aventurem à "ceia quente", para dormirem mais aconchegados…

Isto não foi apenas uma boa acção, nas noites que antecederam o Natal, mas sim um projecto que pretende ficar a funcionar por todo o ano, nas ruas de Aveiro...

Mariana Marques

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

... uma pequena carta

Terminada a quadra natalícia, e a aproximação do fim do ano, com outro tipo de festas e comemorações, quase todos nós nos esquecemos daquilo que costumamos defender - "Natal devia ser todos os dias". Mas acredito que este blogue teve algum tipo embate, tanto na mente como no coração de cada um daqueles que o visitaram. E está provado que muito falta fazer pelo Natal.
Foi a minha primeira experiência como "blogueiro". E fiquei muito contente com as visitas que o blogue teve até hoje. Por isso aqui ficam meus agradecimentos a todos aqueles que para além de visitar o blogue, contribuiram para o crescimento do mesmo. Procurei abordar vários assuntos, mais ou menos do interesse de cada um que quis participar com suas palavras. Mais de 600 visitas é um número que eu não estava à espara. No entento, pensei que os comentários, opiniões, ou testemunhos podessem ter outra expansão.
Nunca quis criar nenhum debate sobre o Natal, pois o mesmo não necessita disso. Mas, por alguma falha minha, ou não, poucos foram aqueles que se interessaram por seguir de perto as novidades do blogue, e assim reagiram com suas palavras. Ele vai continuar aberto, tanto a visitas como a comentários. E eu também vou procurar atualiza-lo até dia 6 de janeiro de 2008, dia de Reis, após o qual me dedicarei a um outro blogue bem diferente.
A todos continuo desejando Boas Festas, e mais uma vez, um sincero obrigado.
Um abraço,
Ricardo

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

... urgente

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade

... feliz natal

Hoje é dia 25...

Assim como o menino Jesus, muitos são os meninos e meninas, que nascem neste dia... Nascem todos os dias, por esse mundo fora... E todas essas crianças esperam encontrar, e crescer, no meio da paz e do amor, de uma família unida. Este dia 25, para alguns, um dia religioso, deve ser para todos os homens e mulheres, de todo o mundo, uma dia de esperança, e do início a muitas acções que promovam a estabilidade, de tolerância, de compreensão; acções que sejam defensoras da vida, e do amor... Só quando estes valores florescem no seio da família, é que poderão ser desenvolvidos e compartilhados entre todas as comunidades, nações, e religiões. É tempo, portanto, de respeitar as diferenças, de lutar contra todo e qualquer tipo de descriminação religiosa, étnica, económica e social, de abulir a pena capital de todos as nações, onde ainda é praticada, de defender a vida acima de tudo, de respeitar todos os direitos humanos. Abracem-se mais vezes... e tentem fazer os outros sorrir... também ajuda. A todos, um Feliz Natal, Feliz Navidad (espanhol), Joyeux Noël (francês), Merry Christmas (inglês), Buon Natale (italiano), Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand (alemão), Wesołych Świąt Bożego Narodzenia (polaco), ...