sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

... não quero ser o centro das atenções, nem mensagens pessoais, por favor

Caros amigos e amigas, e todos os que têm visitado este blogue:
Antes de mais, boa noite a todos, e obrigado por todas as visitas e comentários que todos vós têm deixando.
Agora é minha vez de fazer um comentário. Depois de ler tudo, uma vez mais, quer as minhas mensagens colocadas diariamente, quer os comentários já existentes, percebi que muitos dos que aderiram ao blogue, limitaram-se a deixar-me mensagens de conforto e carinho, que eu agradeço, claro... fico muito contente em saber que sou tão querido e amado por tanta gente. No entanto, não era esse o objectivo do blogue.
Todos os dias tenho tentado colocar um assunto diferente, procurando não fugir ao tema - o Natal. Para além da pergunta que vem na introdução - O que poderemos fazer pelo Natal de amanhã? - há varios outros assuntos, mensionados nas outras mensagens (posts), para refletir, para dar idéias, ou mesmo para sugerir soluções. Cada pessoa pode até escrever sobre algum episódio da sua vida, dando seu testemunho... para todos juntos conseguirmos mudar alguma coisa...
Sei que para alguns, é a primeira vez que estão a participar de um blogue... Também foi a minha primeira vez nestas coisas. E por esse motivo, também admito não ter conseguido escolher as mensagens certas para cativar a vossa atenção, e ao mesmo tempo fazer do blogue uma "sala de conversa".
Mais uma vez, obrigado pelas visitas e continuem a escrever... sem vocês nada disto faria sentido.
Um abraço bem apertado...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

... "presépio" no séc. XXI

Não há quem nunca tenha visto um presépio de Natal, e não tenha perdido alguns minutos na frente dele... Todos nós conhecemos seus personagens - e o menino Jesus, acabado de nascer, ocupa o lugar centrar, o papel principal... Mas há um personagem com papel preponderante, sem o qual, essa história, que todos sabemos contar, com certeza não teria o mesmo desfecho.
Foi José que tomou decisões importantes, e que não pensou duas vezes quanto a proteger Maria, grávida. Assumiu ser marido e pai, quando todos menos esperavam...
Hoje, no "presépio" da vida, não é bem assim... Tanto Mães como Pais, por vezes, pensam primeiro em si próprios, do que naqueles que hão-de nascer. Muitos são os Pais que abandonam suas crias, em vez de assumirem e viverem sua família.
Não estaremos nós a viver uma falta "Marias" e "Josés" nos dias que correm?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

... campanhas e voluntariado

Chega o Natal e surgem as campanhas, para ajudar este e aquele, para isto e para aquilo, para tanta coisa... E são, na sua maioria, sempre bem sucedidas. Mas será isso suficiente apenas na época natalícia? Será necessário aparecerem as campanhas para nos sensibilizarem? Ou podemos dar-nos como voluntários, a cada dia, todos os dias do ano?...
Fora do país, o povo português é bem conhecido pela sua grande e verdadeira generosidade,
franca e desinteressada. Estamos nos primeiros do mundo, no que diz respeito à adesão a campanhas de recolha de alimentos, roupas, material escolar, entre outros, assim como também em inúmeras e puras acções de voluntariado nos quatro cantos do mundo, ajudando a cultivar, alimentar, educar, reconstruir... Podemos servir de exemplo para outros, é verdade... E o que se passa em Portugal?
Vamos também olhar para dentro do país de cada um, e tentar ajudar, ou até mesmo solucionar alguns problemas, em vez de reclamar tanto, esperando que governos e presidentes façam tudo isso.
Sabemos bem que não acontecerá...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

domingo, 2 de dezembro de 2007

... apenas para completar a introdução

Sim, de festas pagãs, em que se comemorava o solestício de Inverno, com grandes fogueiras e árvores incendiadas - de onde vem a nossa árvore com luzes, e todas essas lindas ruas iluminadas...
Depois foi o nascimento do menino Jesus, que se acredita ter sido na mesma altura, há mais de 2000 anos atrás. Acontecimento esse, que faz mais sucesso nas telas de cinema do que tem simbolísmo nas nossas vidas.
Hoje, o Pai Natal, esse Homem de vermelho que nos leva para o "shopping center", para enchermos a sala de presentes, e enganarmos as crianças com a história da chaminé.
Não há crença religiosa, que resista a esse corropio entre lojas e cartões de crédito. Deixou de ser um dia apenas para cristãos, e entrou na casa de todos, ou quase todos... Há ainda aqueles que desconhecem este nosso dia 25, e teimam em sobreviver à falta de uma sopa e/ou de um carinho...
Não gostaria de criar aqui um debate entre religiões mas, chamar todas as opiniões sobre a seginte pergunta - O que poderemos fazer pelo Natal de amanhã?